Indústria de Cimento
Caso de Sucesso: Indústria de Siderurgia

Gerdau

Conheça em detalhes a solução de nível que está impedindo o transbordamento de Areia de Fundição nos Sistemas de Transporte Pneumático, evitando paradas de planta não-programadas e garantindo a manutenção da constante produtividade.

Download PDF
Pindamonhangaba | SP

Sobre

A Gerdau foi fundada por Johann Heinrich Kaspar Gerdau. Em Porto Alegre / RS, deu início aos negócios comprando a fábrica de pregos Pontas de Paris, em 1901, marco da origem do grupo. Pouco antes de seu falecimento, em 24 de novembro de 1917, o negócio passou a ser administrado pelo filho, Hugo Gerdau. Com a abundante produção de pregos, o Rio Grande do Sul deixava de depender da importação. Em 1933 a fábrica de pregos expandiu a produção com a construção de uma nova unidade em Passo Fundo, no interior do estado. Hoje o grupo conta com 16 usinas de produção de aço.

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que estão ampliando o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações.

Cliente de longa data, com diversas parcerias, com atenção especial a Usina de Ouro Branco (a maior do grupo), onde todas aplicações de nível pontual do Despoeiramento da Sinterização são 100% Lince.

fonte

O problema encontrado

TEMPERATURA

Neste processo especifico, outras tecnologias não atendiam de forma satisfatória, como chaves vibratórias, capacitivas comuns, rotativas, etc. Devido à alta pressão interna do vaso e alta frequência que o processo é realizado, a medição era feita de forma equivocada e imprecisa, tornando a parada de processo e de produção inevitável e prejudicial a planta, causando perdas expressivas de produção, uma vez que o transportador alimenta um setor importante, a fundição de aço.

Assim, toda tubulação a montante do transportador era afetada, porque as chaves de nível controlam aberturas e fechamentos de válvulas de alimentação de produto para o processo.

FATORES CRÍTICOS

Vaso Transportador de Areia
Vaso Transportador de Areia

As soluções fornecidas

LINCE CNU 202

Instalação de chaves de nível LINCE CNU 202, com comprimentos de inserção e montagens totalmente específicas para este processo, devido à alta pressão.

Graças a nossa tecnologia exclusiva imune a incrustação de produto, nosso sistema de medição proporciona uma medição precisa e livre de manutenção, uma grande vantagem já que os transportadores operam em alta velocidade de transporte do produto (tipicamente 5 m/s) e alta pressão, perto de 400 kPa.

Vaso Transportador de Areia
Vaso Transportador de Areia

Para realizar uma medição confiável e precisa, fornecemos um par de chave de nível especifico para esta aplicação, revestido parcialmente PTFE com orientação de montagem lateral, na parede do transportador. Nossa tecnologia RF-ADMITÂNCIA com fabricação 100% nacional é capaz de ignorar completamente a incrustação e realizar uma medição contínua e precisa. Nossa solução conta ainda com um ajuste fino no tempo de resposta (time delay), com range de 0 a 30segundos, melhorando ainda mais as respostas e percebendo claramente às variações de produto no processo, garantindo um controle de nível contínuo e confiável.

Lince CNU 202

Resumo do Sistema

Ganhos

Responsável Técnico

Hernandes Silva

Tem um desafio para nós?

Nosso time de engenheiros e arquitetos de processo pode customizar a solução perfeita pra você!

FALE CONOSCO