Indústria Siderúrgica
Caso de Sucesso: Indústria Siderúrgica

Arcelormittal

Entenda como a Lince eliminou problemas de medição pontual na produção de ferro gusa da ArcelorMittal, garantindo um aumento de produtividade para o processo, redução no custo de operação e otimização do processo.

Download PDF
Serra | ES

Sobre

Maior fabricante de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo. Uma empresa formada por cerca de 230.000 pessoas em mais de 60 países.

Mantém operações industriais em mais de 20 países de quatro continentes. É líder em todos os principais mercados globais de aço, fornecendo produtos de qualidade para os setores de construção, eletrodomésticos, embalagens e automotivo. Mais de 1.400 pesquisadores, em laboratórios localizados em diversas regiões do mundo, trabalham em tempo integral no desenvolvimento de processos que tornam o aço cada vez mais inovador e sustentável.

A Lince prestou seu primeiro fornecimento a ArcelorMittal em 2007. Desde então somos parceiros para fornecimento de medição de nível pontual e contínuo em Caixa de Bombas, na Coqueria, em Tanques de Fino de Carvão e Alto Forno, por exemplo.

fonte

O problema encontrado

Transbordamento

Apesar de ser uma das etapas principais para a produção do ferro gusa, o processo de alimentação do alto forno possui fatores como pó em suspenção, transbordo e desperdício de material como pontos críticos.
O minério de ferro é inserido no topo do alto forno através de uma correia transportadora. Sua medição é necessária para que um possível transbordo não prejudique a qualidade do processo produtivo, bem como evitar o desperdício de matéria prima.

Outra dificuldade era o pó em suspensão, que de maneira geral interfere na medição do processo.

FATORES CRÍTICOS

Alimentador do Alto Forno
Alimentador do Alto Forno

A solução fornecida

LINCE CNU 203

As Chaves de Nível Lince - Série 200 foram projetadas para aplicações de alta pressão, como tanques e vasos pressurizados, ou aplicações com sólidos de elevada granulometria, onde pó em suspensão, incrustação, densidade, agitação e outras interferências sejam uma constante do processo. A chave LINCE CNU 203, especificamente, possui elemento sensor extra rígido projetado para sólidos, lamas e silos de armazenamento e transferência de transportadores de correia com minério de ferro, calcário, areia, clínquer, coque, entre outros. O que se encaixa perfeitamente no processo produtivo do Ferro Gusa da ArcelorMittal.
Encaixado no topo do processo a mesma passou a fazer de forma segura a medição de nível pontual HLFS. O pó em suspensão oriundo do processo não foi um problema para nossa tecnologia. Reduzindo de maneira eficiente o transbordo do forno, consequentemente redução do desperdício de material e aumento da qualidade e eficiência do processo.

Alimentador do Alto Forno
Alimentador do Alto Forno

A Lince forneceu com excelência solução para medição de nível pontual em fornecimento de minério de ferro para produção de ferro gusa no alto forno da Arcelormittal. O excesso de pó em suspensão e o volume continuo de fornecimento de minério de ferro para o forno era um problema enfrentado pela produção. Para a tecnologia RF-admitância.

LINCE CNU 203

Resumo do Sistema

Ganhos

Responsável Técnico

Paula Pinto

Tem um desafio para nós?

Nosso time de engenheiros e arquitetos de processo pode customizar a solução perfeita pra você!

FALE CONOSCO