Ícone - Indústria de Papel e Celulose
Caso de Sucesso: Indústria de Papel e Celulose

Klabin

Conheça em detalhes a solução de densidade nas Caldeiras de Recuperação de Licor Verde, que está garantindo a elevada eficiência de processo e controle, contribuindo com a constante produtividade da Klabin.

Download PDF
TELÊMACO BORBA | PR

Sobre

Empresa brasileira, fundada em 1899, A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis do Brasil, é líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de comercializar madeira em toras. É também a única do país a fornecer simultaneamente ao mercado, celulose de fibra curta (eucalipto), celulose de fibra longa (pínus) e celulose fluff. Possui atualmente 18 unidades industriais, 17 no Brasil, localizadas em oito estados, e uma na Argentina.

Pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico (sistema que mescla matas nativas preservadas com florestas plantadas de pínus e eucalipto) a companhia possui 235 mil hectares plantados com pínus e eucalipto e 210 mil hectares de matas nativas preservadas. Sua gestão está focada para o desenvolvimento sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. Desde 2014, integra a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da BM&FBovespa.

Fornecedora de soluções com tecnologia Radiométrica a mais de 27 anos para Klabin, em 2016 a Lince desenvolveu mais uma solução com seus Transmissores de Densidade para a Unidade de Telemaco Borba, no Estado do Paraná.

fonte

O problema encontrado

INCRUSTAÇÃO

No Processo de fabricação da Celulose, um dos processos importantes acontece nas caldeiras de recuperação. O licor negro que vem dos digestores entra na Caldeira de recuperação em uma câmara de queima (900ºC), onde o licor é transformado em Smelt. Logo após, o Smelt é misturado com agua alcalina e sulfato de sódio no tanque de dissolução, dando origem ao licor verde. Para este processo a densidade do licor está diretamente ligada a sua qualidade.

O Licor Verde devido a sua composição gera incrustação e dificulta o processo de medição nos equipamentos comuns encontrados no mercado, como os transmissores do tipo Pressão Diferencial. Nesses casos a única solução é retirar os transmissores e fazer regularmente a limpeza das células afim de minimizar os erros de medição da densidade. Sem o controle da densidade o licor fica fora do padrão de qualidade e há perda de eficiência nos processos seguintes (Classificação e Caustificação), onde ele deverá ser tratado com a adição de químicos e cal.

FATORES CRÍTICOS

Tubulação de Recuperação de Licor de Processo
Tubulação de Recuperação de Licor de Processo

A solução fornecida

Densímetro Radiométrico

Nosso sistema de detecção de Densidade é totalmente livre de interferências do processo. A solução é instalada sem qualquer contato com o produto e apresenta precisão menor ou igual a 1% do Span (Faixa Calibrada). Desta forma a medição da densidade do licor verde torna-se uma aplicação simples, precisa e confiável, resultando na elevada eficiência de processo e controle.

Tubulação de Recuperação de Licor de Processo
Tubulação de Recuperação de Licor de Processo

O Controle da densidade nas caldeiras de recuperação de licor verde deixou de ser um problema para a Klabin. Nossa solução está em funcionamento há mais de 1 ano, garantindo controle da densidade do licor (com taxa de erro menor que 0,3%) aumentando a eficiência do processo e reduzindo seus gastos com químicos e cal nos processos seguintes.

Tubulação de Recuperação de Licor de Processo

Resumo do Sistema

Ganhos

Responsável Técnico

Kaio Espinola

Tem um desafio para nós?

Nosso time de engenheiros e arquitetos de processo pode customizar a solução perfeita pra você!

FALE CONOSCO