Ícone - Indústria de Papel e Celulose
Caso de Sucesso: Indústria de Papel e Celulose

CMPC Melhoramentos

Com nossa expertise em aplicações críticas para medição de nível continuo em processos com alta temperatura e pressão, veja como a Lince acabou com o problema de Transbordamento do Digestor de Cavaco de Madeira na CMPC Melhoramentos.

Download PDF
Caieiras | SP

Sobre

Hoje, com mais de um século de existência, a Melhoramentos CMPC estabeleceu-se como uma importante empresa em seu mercado, sendo líder em papéis descartáveis institucionais. Em 2009, a Melhoramentos CMPC foi incorporada ao grupo das empresas CMPC S.A. (Compañía Manufacturera de Papeles y Cartones). Fundada em 1920, a empresa com sede no Chile, faz parte de uma holding controlada pelo Grupo Matte. Atualmente, a CMPC é uma das maiores empresas da América Latina na produção e comercialização de produtos de madeira, celulose e papel. Estrutura e organização de um poderoso grupo, a CMPC é uma empresa que vende seus produtos para mais de 10.000 clientes em 56 países por todo o mundo. Com sólida estrutura financeira, sua competente gestão possibilita grande sinergia entre as empresas coligadas nos diferentes setores que ela está presente.

Em 2016, Lince e CMPC Melhoramentos fecharam um acordo para o fornecimento de uma solução de medição de nível para o Digestor de Cavaco em substituição à existente, onde também participamos ativamente da instalação e partida do equipamento adquirido, deixando o cliente tranquilo e satisfeito para se preocupar com seus processos diários em outros setores da fábrica de Caieiras/SP.

fonte

O problema encontrado

TRANSBORDAMENTO

O início do processo de fabricação de celulose começa no manuseio da matéria-prima, que acontece no Pátio de Madeira, onde as toras são recebidas da floresta já descascadas. Essas toras passam por um picador, onde se transformam em pequenos cavacos que são depositados em um Pátio de Cavacos. Essa ação visa buscar um tamanho ideal que facilite a ação na etapa de Cozimento. A separação dos cavacos por tamanho acontece numa peneira vibratória, antes do silo de cavaco do Digestor Contínuo, desclassificando os cavacos que estão fora da especificação, descartando-os para serem utilizados como combustível na Caldeira de Biomassa.

Os cavacos classificados são transportados para o silo de cavacos do Digestor Contínuo, através de esteiras que contam com sistemas de detecção de metais, para evitar danos ao processo. Nesta etapa de cozimento do cavaco, o objetivo é dissociar a lignina existente entre as fibras da madeira. As fibras são a celulose propriamente dita. Os cavacos são submetidos a uma ação química com Licor Branco (Hidróxido de Sódio + Sulfeto de Sódio) e vapor de água dentro do Digestor Contínuo (Vaso de Pressão), com temperatura de aprox. 170ºC, em um tanque de descarga (Blow-Tank), onde é armazenada para ser transferida para a próxima etapa do processo.

Conforme subia o nível de produto dentro do digestor (cavaco de madeira + licor branco), o controle de nível não era preciso e com sério risco de transbordamento, fazendo com que o digestor funcionasse com um nível abaixo do que ele poderia suportar e deixando a eficiência de processo muito baixa, além do sério risco químico e físico aos operadores e técnicos de manutenção devido a alta temperatura da solução e seus componentes químicos como soda cáustica.

FATORES CRÍTICOS

Digestor de Celulose
Digestor de Celulose

A solução fornecida

FIBERTRAC 31

Fornecemos 1x sistema completo de medição de nível continuo radiométrico Fibertrac 31, com uma tecnologia perfeita para este tipo de processo, já que não há nenhum contato com o produto e também livre de interferências clássicas na medição como variação de temperatura, pressão, umidade e granulometria do material que está sendo medido. Nesta solução especificamente, uma outra vantagem é que a montagem dos componentes foi totalmente não-solidária ao digestor, foram usados pilares da própria estrutura civil para fixar o detector e a fonte emissora de radiação, o que traz ainda mais confiabilidade e durabilidade ao sistema.

Digestor de Celulose
Digestor de Celulose

Sistemas com medição sem contato usando radiação ionizante são especialidade da Lince a mais de 20 anos, todas as variações típicas de um processo industrial (temperatura, pressão, granulometria, etc) não são problema, devido a medição ser totalmente sem contato com o produto e/ou processo. O equipamento atendeu perfeitamente às expectativas do cliente, gerando uma segurança superior e otimizando o processo de fabricação de celulose, acabando com intervenções humanas na manutenção e aumentando a produção.

LINCE - Digestor de Celulose

Resumo do Sistema

Ganhos

Responsável Técnico

Hernandes Silva

Tem um desafio para nós?

Nosso time de engenheiros e arquitetos de processo pode customizar a solução perfeita pra você!

FALE CONOSCO