Indústria de Materiais
Caso de Sucesso: Indústria de Materiais

Weber Saint-Gobain

Neste case vamos ver mais detalhes de como a Lince solucionou problemas de entupimento nas Correias Transportadoras nos Silos de Estocagem de Areia e transbordo destes silos, fornecendo soluções de medição pontual de nível alto nas calhas “Y”.

Download PDF
Balsa Nova | PR

Sobre

A Weber é líder mundial na produção de argamassas industrializadas e oferece uma variedade de soluções com a mais avançada tecnologia em suas formulações para atender às exigências técnicas do mercado. A Weber iniciou suas atividades na França em 1904 e, atualmente, está presente por toda a Europa, Ásia e América do Sul. Foi incorporada ao Grupo Saint-Gobain em julho de 1996, emprega 9.500 pessoas e atua em 46 países. A Quartzolit, fundada em 1937, é reconhecida pela qualidade dos seus produtos entre todos os que atuam no cenário da construção civil brasileira, dos aplicadores aos técnicos responsáveis, empreendedores, institutos de pesquisas, e toda a cadeia de distribuição de materiais de construção. Em 1972, lançou uma de suas linhas de maior sucesso, o Cimentcola Quartzolit, argamassa colante para assentamento de placas cerâmicas, e que gerou uma inovação para o mercado da época. A Quartzolit foi incorporada ao Grupo Saint-Gobain em 1997, através da Saint-Gobain Weber, uma das maiores fabricantes de argamassa da Europa.

Focados na excelência, Lince e Werber fecharam o fornecimento de 4 sistemas completos para medição de nível em nível alto de calha “Y, visando a otimização, reduzindo atuação humana no processo e trazendo mais segurança aos colaboradores e equipamentos.

fontes

O Problema Encontrado

Entupimento e Transbordo

Na Weber Saint-Gobain, o abastecimento de areia dos silos é feito por correias transportadoras. O produto é despejado em uma Calha Y antes de ser direcionada aos silos propriamente ditos.

Com outras tecnologias de medição, ao passar do tempo, a areia despejada incrustava nos sensores, gerando alarmes falsos, mau funcionamento ou imprecisão nas detecções, causando transbordo do silo e entupimento das correias transportadoras. Como consequência, era necessária uma alta taxa DE intervenção humana em uma área de difícil acesso e perigosa da fábrica, com técnicos tendo que corrigir o problema a mais de 20 metros de altura.

FATORES CRÍTICOS

LINCE - Calha Y - Silo de Areia
Enchimento dos Silos de Areia

A solução fornecida

Lince CNU 102

A solução definitiva para uma medição confiável foi o fornecimento 4 sistemas de medição de nível pontual LINCE CNU 102, capaz de ignorar completamente a incrustação e realizar uma medição precisa, livre de falsos alarmes.

Com o ajuste de sensibilidade do sistema, conseguimos calibrar nossa chave de nível para atuar assim que o nível de areia tocar a parte ativa de nosso sensor, deixando o processo seguro, rápido e confiável.

LINCE - Calha Y - Silo de Areia
Enchimento dos Silos de Areia

Desenvolvido, projetado e fabricado no Brasil, nossos sistemas de medição de nível tipo RF-Admitância Lince acabam de uma vez por todas com grandes problemas clássicos de medição de nível na indústria como incrustação, pó em suspensão, falsos alarmes, medição inconsistente ou equivocada. O equipamento atendeu perfeitamente às expectativas do cliente. Hoje, grande parte das unidades da Weber possuem sistemas de medição Lince, devido à alta eficiência de medição, baixo custo e vida útil média de cada sistema superior a 10 anos.

Lince CNU 102 nas Calhas Y

Resumo do Sistema

Ganhos

Responsável Técnico

Hernandes Silva

Tem um desafio para nós?

Nosso time de engenheiros e arquitetos de processo pode customizar a solução perfeita pra você!

FALE CONOSCO