Indústria de Alumínio
Caso de Sucesso: Indústria de Alumínio

Albrás

Entenda como a Lince solucionou um problema antigo de medição em Trombas de Carregamento fornecendo uma de suas soluções customizadas para o processo de medição em Cubas Eletrolíticas, garantindo a confiabilidade e a segurança nas operações da Albrás.

Download PDF
Barcarena | PA

Sobre

Fundada em 1985, a Albrás vem transformando uma riqueza abundante na amazônia (bauxita), em um produto de larga aceitação nacional: o alumínio. Priorizando a mão de obra local e com programas de educação ambiental, além de oferecer produtos de qualidade, a Albrás tem gerado trabalho, renda e qualidade de vida para a população.

Desde 2012, a Lince já forneceu mais de 400 soluções de nível, visando a otimização, segurança e o controle de seus processos produtivos.

fonte

O problema encontrado

Montagem Complexa

Durante o enchimento das cubas eletrolíticas com alumína, era necessário realizar a detecção de nível no topo, com o sensor atrelado às trombas de carregamento. Dessa forma, era preciso instalar de um sensor com comprimento de inserção muito curto, mas ao mesmo tempo sensível o bastante para detectar a presença da alumina (material isolante). Além disso, sendo as trombas de carregamento móveis e responsáveis por encher diversas cubas, era necessário que o sensor não sofresse impactos no momento do encaixe.

FATORES CRÍTICOS

Cuba Eletrolítica
Cuba Eletrolítica

A solução fornecida

Lince CNU 403

Desenvolvemos um elemento sensor miniaturizado, para montagem de topo, ideal para trombas de carregamento e sistemas de ensacamento, especialmente com pó isolante, i.e.: cimento, alumina, talco, amido, farinha, entro outros.

Com parte ativa flexível, nosso sensor é capaz, ainda, de suportar eventuais impactos no momento do encaixe, eliminando o risco de danos ao equipamento, reduzindo custos com manutenção e eliminando interrupções desnecessárias nos processos da Albrás.

Tromba de Carregamento
Tromba de Carregamento

Esta solução foi exclusivamente desenvolvida pela Lince para a Albrás, que comprou a ideia e aplicou a solução em seus processos de Cubas Eletrolíticas, garantindo a segurança e aumento da produtividade em seus processos. E já foi adotada por outras empresas como Lafarge e Mizu Cimentos, para processos de enchimento de caminhão, comprovando a eficácia do produto.

LINCE CNU 403 na Tromba de Carregamento

Resumo do Sistema

Ganhos

Responsável Técnico

Matheus Cardoso

Tem um desafio para nós?

Nosso time de engenheiros e arquitetos de processo pode customizar a solução perfeita pra você!

FALE CONOSCO