Indústria de Alimentos e Bebidas
Caso de Sucesso: Indústria de Alimentos de Bebidas

Ingredion

Entenda como a Lince solucionou problemas de falso alarme em Tanques de Dissolução de Polióis fornecendo suas soluções customizadas para medição de nível contínuo em líquidos incrustantes, garantindo um aumento da produtividade nos processos da Ingredion.

Download PDF
Rio de Janeiro | RJ

Sobre

A Ingredion Brasil é uma empresa do grupo Ingredion Incorporated, ex-Corn Products International, líder no mercado de ingredientes industriais de origem agrícola com clientes em mais de 40 países e sede em Westchester, Illinois (EUA). Seu portfólio de ingredientes atende cerca de 60 setores da indústria, entre eles os segmentos alimentício, de bebidas, papel e corrugado, higiene pessoal e cosméticos, farmacêutico, nutrição animal e outros segmentos industriais.

Dentro desse contexto a Lince e Ingredion fecharam em 2002 o fornecimento de 2 soluções de nível par ao processo de Dissolução de Polióis, visando a otimização, segurança e controle de seus processos produtivos.

fontes

O Problema Encontrado

Falhas na Medição

Nos processos de Dissolução de Polióis, a imprecisão na medição era causada por agitação, vapor e incrustação.

Nenhum instrumento utilizado até então era capaz de medir nessas condições de processo, especialmente os instrumentos sem contato com o produto, como radar de pulso. Nesses equipamentos, a incrustação gerada pelo vapor nas antenas causava interferência na medição, e a agitação atrapalhava o controle contínuo, causando paradas de planta não-programadas e altos custos com manutenção.

FATORES CRÍTICOS

Dissolução de Polióis
Dissolução de Polióis

A solução fornecida

Lince TNU 101

Para proporcionar uma medição confiável, fornecemos um transmissor de nível de elevada sensibilidade, revestido em PTFE, capaz de ignorar completamente a incrustação e realizar uma medição contínua e precisa.

Nossa solução conta ainda um alto tempo de resposta, capaz de responder adequadamente às variações de produto no processo, garantindo um controle de nível contínuo e confiável.

Dissolução de Polióis
Dissolução de Polióis

De fabricação 100% nacional, os transmissores de nível RF-admitância LINCE são totalmente imunes a interferências no ambiente de medição, como pós em suspensão e incrustação. Ao contrário do que acontece com tecnologias como radar, laser e ultrassom, a medição não é afetada por elementos que se entreponham entre o transmissor e o receptor, e o risco de desvios no sinal de medição é totalmente eliminado.

O equipamento atendeu perfeitamente às expectativas do cliente. Desde 2002 (ano da compra), o equipamento manteve o seu funcionamento até o ano de 2017, fortalecendo o MTBF de mais 10 anos dos instrumentos Lince. A Ingredion adquiriu novos equipamentos para se manter livre de problemas na Dissolução de Polióis pelos próximos 15 anos novamente.

Lince TNU 101

Resumo do Sistema

Ganhos

Responsável Técnico

Elrian Matos

Tem um desafio para nós?

Nosso time de engenheiros e arquitetos de processo pode customizar a solução perfeita pra você!

FALE CONOSCO